Sobre

Em funcionamento desde 2009, o Teatro Embaixo da Ponte, como é conhecido o Espaço Cultural Moysés Boni, promove apresentações culturais, em sua maior parte gratuitas, para a população de Rio do Sul e da região do Alto Vale do Itajaí. Trata-se de um espaço único, com qualidade técnica e acústica, localizado no centro da cidade de Rio do Sul (Santa Catarina) que já recebeu mais de 300 atividades do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Canadá. 

Assessoramos os mantenedores do espaço e sua programação na busca de recursos para garantir a sua programação cultural e melhorias estruturais. O Espaço já foi premiado por programas do Fundo Nacional de Cultura (FNC), da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, do Governo do Estado de Santa Catarina. Por meio de contemplação no Prêmio Funarte de Doação de Equipamentos de Iluminação Cênica, o Teatro Embaixo da Ponte está posicionado como um dos espaços culturais alternativos de Santa Catarina melhor equipado.

O que fizemos?

"Estávamos embaixo de uma ponte. E estávamos no lugar mais nobre da cidade"

Luis Fernando Veríssimo, O Globo, 17/09/2015.

Como o espaço é mantido?

A manutenção do espaço é feita de forma colaborativa entre o Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi) e Centro de Pesquisa e Produção de Teatro de Animação (CPPTA). Realizamos assessoria para a ONG na obtenção de recursos e a apoiamos em ações de planejamento estratégico e rotinas administrativas.

Espaço acessível

Em 2018 mais de 40 atividades foram desenvolvidas no Teatro, sendo mais de 30 com acessibilidade em Libras. Atualmente as entidades mantenedoras estão engajadas na reforma e aprimoramentos estruturais do Espaço. Essas ações resultarão em maiores possibilidades para atividades culturais e com infraestrutura de cabine e equipamentos para a audiodescrição - tradução intersemiótica que transforma imagens em palavras e permite a apreciação de espetáculos cênicos por pessoas cegas ou com baixa visão.

Conceito

Neste exemplo um espaço de vulnerabilidade social foi transformado em ponto cultural acessado por pessoas de todas as classes sociais e faixas etárias. Em Rio do Sul convidar alguém para ir Embaixo da Ponte é um convite e tanto, pois corresponde ao convite para ver um espetáculo teatral, uma orquestra ou uma exibição de cinema do Brasil ou de outros lugares do mundo.

O Espaço está localizado nas dependência do Parque Universitário Unidavi que reúne outros equipamentos culturais como o Museu da Madeira e um espaço de memória indígena, além de passeios que permitem o contato da população com a natureza e com o Rio Itajaí-Açu.

Galeria

Saiba mais sobre o projeto em teatrodaponte.com